Psicanálise

Teoria fundada pelo médico neurologista Sigmund Freud, a Psicanálise tem como princípio a compreensão de que nossos comportamentos, emoções e sentimentos são regidos por desejos inconscientes.

O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente e a principal porta de acesso a ele, utilizada pelos psicanalistas, é a associação livre, que promove a “cura pela fala”. O profissional busca criar um ambiente seguro, através de uma postura empática, neutra e livre de julgamentos, para que o analisado sinta-se confiante para falar sobre seus conteúdos reprimidos.

“O terapeuta trabalha essencialmente com a noção dos princípios e leis que regem o inconsciente dinâmico, e a prática clínica conserva uma obediência aos requisitos psicanalíticos básicos, tais como a instituição e a manutenção de um setting adequado, uma atenção prioritária na existência de um campo analítico, com as respectivas resistências, transferências, contratransferências, além de uma continuada atividade interpretativa”. (ZIMERMAN, 1999, p.32)

A Psicanálise


é uma terapia que consiste na interpretação das palavras, ditas e não ditas (silêncio) durante a sessão, bem como os aspectos inconscientes implícitos nelas.

Agende sua consulta