Hipnose

O uso da hipnose para fins terapêuticos é conhecido como Hipnoterapia. Nesse caso, é utilizada como meio de acesso ao inconsciente, com o objetivo de ampliar competências e mudar padrões comportamentais.

O processo hipnótico consiste em um estado alterado de consciência, em que o paciente encontra-se em relaxamento profundo, e com "superconcentração" em um único foco, de maneira natural ou induzida por um profissional, ou pelo próprio sujeito, no caso da auto-hipnose. 

A Auto-hipnose é uma técnica baseada em relaxamento, destinada ao mergulho no estado hipnótico, para se conectar com o seu inconsciente. As pessoas que se utilizam da auto-hipnose entram em transe e acessam os recursos dos quais necessitam para enfrentar desafios, promover autocontrole e se beneficiar desse estado de consciência.  

Vale ressaltar que o uso da hipnose deve ser evitado em pacientes que não consigam distinguir o real do imaginário.

Como pode ser utilizada?

Como ferramenta para estimular o equilíbrio psíquico e físico de pessoas ansiosas ou expostas a muito estresse;

Como auxílio para tornar a pessoa capaz de controlar funções como o fluxo sanguíneo, temperatura, respiração, entre outros, para eliminar sintomas que causem desconforto;

Como estímulo para liberação de memória reprimida e sensações, especialmente produzindo catarse (descarga afetiva), e funcionando como técnica terapêutica ou tratamento profilático prevenindo, ou atenuando sinais e sintomas de pacientes que sofram com doenças psicossomáticas;

Como recurso para analgesia, anestesia, ou alívio da dor;

Nos diferentes setores da clínica e cirurgia, notadamente em obstetrícia, como a indução do parto sem dor;

No controle de hábitos como o tabagismo;

Experimentalmente, em pesquisas no campo psicológico e/ou neurofisiológico;

A hipnose não é indicada para pacientes que não conseguem distinguir o real do imaginário, a exemplo dos esquizofrênicos.

Tratamentos realizados com a Hipnose

Controle da dor

Nem toda dor tem início por causa de algum componente físico. Algumas delas são originadas, ou aumentadas, por questões psicológicas.

Preparo Físico

A sua mente pode potencializar seu rendimento físico, basta que seja programada com esse objetivo.  

Disfunções Sexuais

Quando elas não ocorrem por uma questão fisiológica, é bastante comum que sejam em decorrência de traumas psicológicos, questões culturais, crenças limitantes, etc. Nesses casos, a hipnose torna-se uma excelente ferramenta terapêutica.

Estresse

O estresse é algo necessário, uma vez que motiva o ser humano a agir. Contudo, em demasia, provoca inúmeras situações de desconforto e/ou transtornos na vida das pessoas.

Fobia, Pânico e Ansiedade

 O medo é algo inerente ao ser humano e causa sintomas que servem para alertar sobre um perigo iminente. Os mesmos sintomas são percebidos por pessoas em crises de fobia, pânico, ou ansiedade, sem, contudo, que estes tenham uma razão explicável ou consistente. A terapia realizada no nosso Instituto é de cunho psicológico. Assim sendo, em muitas situações, se faz necessário o trabalho multidisciplinar com outros profissionais da área de saúde.

Depressão

“Você consegue sair desta, basta querer!” “Tenha coragem!” Essas e outras frases são ouvidas de familiares e amigos pelas pessoas com depressão. Entretanto, esse é um estado que necessita, em geral, de auxílio profissional.

A Hipnose

Confira nossas últimas promoções!