A palavra “oportunidade”, segundo definições dos dicionários, significa ocasião favorável, ensejo, conveniência, representa a qualidade de oportuno. Uma oportunidade é um acontecimento capaz de melhorar o estado atual de uma pessoa ou de proporcionar uma situação nova que traga benefícios. Esse é o caso do curso Terapia Subliminar e Mapeamento de Recursos. A convite do NitidaMente Instituto, o especialista romeno Eugen Popa vem a Salvador entre os dias 3 e 6 de agosto trazendo na bagagem um conteúdo extraordinário sobre terapia subliminar, que também é conhecida como técnica centrum ou terapia das partes.
“Vou apresentar um dos métodos mais simples e efetivos para o terapeuta trabalhar com o cliente”, destaca Popa. O especialista vai ensinar a técnica passo a passo, com muitas demonstrações práticas. “E o terapeuta ainda poderá experimentar o método nele mesmo”, acrescenta.
Todos os ensinamentos de Eugen Popa terão tradução simultânea. Esse é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais do evento. “Aprender uma técnica que traz resultado consistente para o cliente é maravilhoso, sem falar na oportunidade de vivenciar a prática com os profissionais brasileiros sem a preocupação com a barreira do idioma, o que é espetacular”, vibra a psicanalista e diretora do NitidaMente Instituto, Shirley Moraes. “Será uma experiência única. Fico muito feliz em proporcioná-la para o público baiano e de todo o país”, comemora Shirley.
Quem participar do curso sairá com duas certificações internacionais no currículo. O evento é destinado a médicos, enfermeiros, psicoterapeutas, psicanalistas, fisioterapeutas e a toda pessoa que queira buscar o autoconhecimento e deseje aprimorar o acesso direto ao inconsciente de diferentes maneiras.
Acostumados a viver num clima tropical em boa parte do ano, quando chega o inverno e, com ele, a queda das temperaturas, os brasileiros mudam de comportamento. Mudam os hábitos, mudam de alimentação e, por incrível que pareça, mudam até o humor. Essas alterações de hábitos e de consumo no período mais frio do ano foram constatadas por uma pesquisa do Google Brasil baseada nas buscas que os internautas fazem no site e em suas respostas de um questionário online. Os dados do site de vídeos YouTube também foram computados.
A baixa autoestima é uma das principais constatações do estudo. As buscas por frases como "melhorar a aparência" e "como ser menos feia" foram 45% mais frequentes no período mais frio. Ou seja, no inverno, as pessoas estão menos confiantes na sua aparência e no seu modo de ser. Não é por acaso que a busca por "batom vermelho" subiu 130%, enquanto as buscas por "batom rosa" caíram 17%. A procura por hidratantes para a pele cresceram 30% e produtos e dicas de maquiagem também ganham muita força na estação.
No frio, as pessoas também ficam mais consumistas e mais gulosas: 75% dos brasileiros declararam ter consciência de que comem mais no período e 15% dos entrevistados perceberam aumento no valor das compras de comida. A maior procura é por alimentos como café, chocolate, queijo e carne. A pesquisa sobre vinhos também aumenta muito. O consumismo se reflete nas contas pessoais. As buscas por palavras como “endividamento” e “empréstimos” caem 7% no outono e voltam a subir com a chegada do frio.
O inverno também traz comportamentos depressivos. Estados emocionais indicadores de tristeza como depressão, solidão e ansiedade têm aumento de 23%. De acordo com a psicanalista e diretora do NitidaMente Instituto, Shirley Moraes, o sentimento de solidão e o afastamento social são, muitas vezes, provocados pela reclusão em casa por causa da chuva e do frio.
O amor está no ar. Ontem, foi o Dia dos Namorados. Hoje, é comemorado o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Muitas são as pessoas que suplicam um casamento a Santo Antônio, fazendo simpatias, inventando receitas. O santo franciscano fazia muitos discursos a respeito do amor, porém de uma forma mais generalizada e menos romântica. E o que é o amor? Quando podemos dizer que amamos? A psicanalista e diretora do NitidaMente Instituto, Shirley Moraes, selecionou os cinco verbos mais conjugados por quem ama.
“Poderíamos utilizar diversas abordagens para falar sobre o amor, mas creio que este é um sentimento que, mais do que falado, pensado, deve ser sentido e experimentado. O amor é um sentimento que se basta, se sente e se vive. Por isso, nos restringimos, aqui, a falar do amor em um contexto de relacionamentos” destaca Shirley.
1) RESPEITAR - Porque respeitar foi o primeiro a ser escolhido? Porque ele é a base das relações. Pode ser amor de pai, de irmão, amigo, amor de namorado, de marido, o amor de maneira sublime. Ele vem junto com o respeito. Aquela pessoa que diz que ama e não respeita, na verdade, não ama. Porque, para amar, é preciso respeitar as diferenças. Quando há respeito na forma do outro ser e pensar, ambos ouvem, se expressam e crescem no amor.
Você sabe lidar com as próprias emoções? Quando encontra dificuldades pelo caminho, você fica abatido? Antes de tomar decisões importantes, você fica nervoso e tenso? Se você respondeu “sim” para alguma dessas questões, você precisa melhorar seu nível de inteligência emocional. Ser mais inteligente emocionalmente ajuda as pessoas a ter um melhor desenvolvimento na carreira profissional, nos negócios e na vida amorosa e familiar. Em tempos de mudanças constantes, de tempo escasso e de falta de segurança em vários aspectos da vida, saber lidar com as adversidades para administrar o estresse é uma habilidade vital para manter a racionalidade e tomar as melhores decisões.
Inteligência emocional é um conjunto de dois tipos de inteligência: intrapessoal e interpessoal. A inteligência intrapessoal tem relação com o nosso eu, à habilidade de reconhecer os nossos sentimentos e emoções. Já a inteligência interpessoal está relacionada ao nosso meio social, ou seja, é a competência para entender e reagir bem às emoções e atitudes de outras pessoas.
Nesse fim de semana, o NitidaMente Instituto traz para Salvador o que há de melhor em conceitos e práticas sobre inteligência emocional. Aproveite essa oportunidade! O curso “Inteligência Emocional” será ministrado pela trainer em Programação Neuroliguística (PNL) e educadora empresarial Magui Guimarães que vai abordar tanto as habilidades da inteligência intrapessoal, quanto as habilidades da inteligência interpessoal. A especialista tem mais de 20 anos de experiência no tema, além de vários livros publicados. Para mais informações, entre em contato através dos telefones (71) 41012016 e (71) 98519 2326 ou então através do e-mail cursos @nitidamente.com.
Faça gratuitamente abaixo o teste de inteligência emocional (intrapessoal) e avalie a necessidade de desenvolver sua capacidade de usar as emoções para facilitar seus relacionamentos e vencer desafios.