Transtornos psicológicos são cada vez mais comuns no mundo
-
Jan 16, 2017
O ano novo já começou com uma notícia trágica. Um atirador, ex-membro da Alaska National Guard, matou cinco pessoas e feriu mais oito, no aeroporto Fort Lauderdale (FL). Segundo o irmão dele, Esteban Santiago Ruiz (o atirador), tinha problemas psicológicos e já havia sido submetido a tratamento. Casos como esses geram pânico e espanto em toda a sociedade, mas é importante ficar atento aos motivos pelos quais são ocasionados.
Os transtornos psicológicos são cada vez mais comuns, de acordo com a psicanalista e hipnoterapeuta, Shirley Moraes, e precisam ser diagnosticados o quanto antes para que seja feito tratamento adequado. “Com isso, eu não digo que todas as pessoas, diagnosticadas ou não, serão capazes de atitudes extremas como a de Esteban, mas a identificação precoce do transtorno pode evitar sofrimento do portador e de pessoas que estejam ao seu redor, como por exemplo, os seus familiares”.
Dados da Organização Mundial da Saúde dão conta de que cerca de 700 milhões de pessoas têm algum tipo de transtorno no planeta. Isso representa 13% da totalidade de doenças existentes, sendo a depressão e a ansiedade as que figuram como o topo da lista - embora muitas pessoas acreditem que a psicose e a esquizofrenia sejam mais comuns.
Ainda de acordo com Shirley, os medicamentos nem sempre são as únicas formas de tratamento. “Os remédios são fundamentais sim, pois eles conseguem diminuir ou até mesmo eliminar alguns sintomas dos pacientes, possibilitando que eles tenham uma vida normal durante o uso contínuo. Porém, é importante aliar isso a tratamentos terapêuticos, tentando identificar as razões destes problemas para o alívio do paciente”, afirma.