Como lidar com o mau humor?
-
Nov 11, 2016
Você já deu bom dia para alguém e o ouviu responder: “só se for para você”?, ou “para mim, ainda deveria ser boa noite”? Pois é, quase todo mundo já teve uma experiência similar, porque o mau humor faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Esta não é apenas uma questão de comportamento. Noite mal dormida, ressaca, fome, fator genético, fisiológico, stress, vários outros fatores podem ser causa do mau humor crônico.
É importante, contudo, ficar alerta ao fato de que, se esse “mau humor” que está relacionado, geralmente, com a irritabilidade, pessimismo, agressividade e/ou intolerância, permanece por muito tempo, podendo causar transtornos no âmbito profissional ou mesmo pessoal (pois, muitas vezes, até os familiares e amigos se afastam por não entenderem que este é um pedido de socorro de alguém que não está bem). Quando isso ocorre, pode ser sinal de depressão.
“Depressão?” Você pode perguntar, afirmando em seguida: “mas ele (a) nunca esteve triste!”. Pois é, a depressão não está ligada apenas à tristeza, mas, também, à irritabilidade e outros fatores. O que parece apenas um mau humor crônico, pode ser mais que isso. Segundo o DSM V, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, alguns exemplos de sinais e sintomas do transtorno depressivo persistente, antes conhecido como distimia, são: apetite diminuído ou alimentação em excesso, insônia ou hipersonia, baixa energia ou fadiga, baixa autoestima, concentração pobre ou dificuldade em tomar decisões, sentimentos de desesperança.
Vale ressaltar que, tanto a tristeza, quanto a irritabilidade, são mecanismos de defesa natural e servem para alertar que algo não está bom, tornando-se patológico apenas quando nos causam os transtornos. Nesse caso, faz-se necessário procurar auxílio profissional psiquiátrico e psicológico. Há pessoas cujo “mau humor” é tamanho que, além de desagradável, a pessoa parece ser insensível. Depois de tantas informações, você pode me perguntar: existe algo que eu possa fazer para driblar o mau humor? E eu digo que sim. Se você tem alguém mau humorado do lado, não se deixe “contaminar”, nem se afaste da pessoa. Escute-a e observe se pode auxiliar com as dicas a seguir, ou sugerindo que ela procure auxílio de um profissional especializado.
Se é você quem tem o mau humor, fique atento às dicas:
1- Durante o dia, pratique “momentos diários” de relaxamento. Você pode tirar três minutinhos para fechar os olhos (não que seja obrigado, mas evita desviar do foco), inspirar e expirar profundamente e visualizar um lugar onde você se sinta seguro, tranquilo, calmo, ou seja, que lhe traga bem-estar;
2- À noite, prepare-se para o dia seguinte: reserve o traje que usará, organize bolsa, carteira, etc;
3- Antes de dormir, sente-se confortavelmente (melhor evitar fazer a atividade deitado, pois você pode dormir antes de concluí-la) e visualize o que e como fará na manhã seguinte. Por exemplo, se vai para o trabalho, visualize-se acordando no horário desejado, realizando as tarefas necessárias em tempo hábil e sentindo-se muito bem com isso;
4- Seja grato. Agradeça pelo dia que passou, pelas experiências e pela possibilidade de ter um novo dia para novas experiências. Programe-se para acordar com tempo suficiente para tomar banho, pois ele é relaxante e pode dar ao cérebro uma informação de grande valia, já que nos primeiros momentos do dia, o comportamento desse órgão é muito mais emocional que racional;
5- Pratique atividade física;
6- Exponha-se ao sol (com a moderação necessária);
7- Evite álcool e/ou drogas, por causa de seus efeitos nos neurotransmissores;
8- Supere o preconceito e procure auxílio do profissional de saúde. Você não precisa se acostumar a viver com o mau humor e aceitar todos os transtornos que ele lhe causa.